Afinal você sabe como ocorre um eclipse?
Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro.
Existem 2 tipos de eclipses: O eclipse solar e o eclipse lunar...
Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

Quando um corpo extenso (não pontual) é iluminado por outro corpo extenso definem-se duas regiões de sombra:
  • Umbra: região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte.
  • Penumbra: região da sombra que recebe luz de alguns pontos da fonte.


Eclipse Solar
O eclipse solar é um fenômeno que acontece quando a lua entra na frente do sol, fazendo com que a luz suma por alguns instantes.

Apesar de a lua estar cobrindo o sol não é possível, ser observado a olho nu, o necessário é que seja observado com equipamentos próprios. Ocorre somente quando a lua está posicionada para a terra e o sol, ou seja, durante a fase da Lua Nova.


O eclipse solar é classificado em quatro categorias.


O eclipse solar total:
quando o Sol é totalmente escondido pela Lua.


O eclipse solar parcial
: quando a Lua cobre somente uma pequena parte do Sol.

O eclipse anular/ anelar/ anel: quando o Sol é coberto pela Lua, ao seu redor ainda permanecem focos de luminosidade.

O eclipse híbrido:
é quando o eclipse pode ser visto de um lado de uma maneira e de outro lugar de outra maneira.Quem quiser saber mais apenas deixe um comentário, faremos o possível para esclarecer dúvidas.
(Próxima Postagem: Eclipse Lunar. Aguardem)



Postado por: Henry

Pessoal olhem só: "Neste 15 de junho, todos os brasileiros terão o privilégio de observar um belíssimo fenômeno celeste: o eclipse total da Lua. Neste dia, logo após o pôr-do-Sol, a Lua nascerá em sua fase cheia (condição fundamental para a ocorrência de um eclipse do gênero), e já nascerá sendo "engolida" pela sombra projetada do nosso planeta. Se as condições climáticas de sua cidade permitirem um céu sem nuvens, vale muito a pena dar um tempo de suas atividades e se dar ao prazer de ficar uma hora olhando para a Lua." "Não é preciso trabalho algum para ver o eclipse. Basta identificar o ponto cardeal leste, que é onde o Sol e a Lua nascem. Mesmo que você não saiba onde fica o leste, veja como é fácil identificar: olhe para onde o Sol está se pondo.O leste estará exatamente às suas costas." "Mas você pode se perguntar: "a Lua é tão grande, tão visível, nem preciso saber onde é o leste para vê-la nascer". Isso é verdade, mas o problema é: e se onde você mora existirem prédios tapando a visão do leste? Você corre o risco de perder a visão do eclipse, pois ele não durará a noite toda, e sim apenas alguns minutos depois que a Lua se levantar no horizonte. Deste modo, identifique de antemão onde fica o leste, e procure um lugar que lhe permita ver a Lua nascer." Não percam! Um fenômeno desses vale a pena conferir! Fonte:http://entretenimento.br.msn.com/astrologia/eclipse-lunar-no-dia-15-de-junho E aí gostaram do eclipse? Postem comentários!


Postado por: Jú.



Postado por : Jú.